segunda-feira, 10 de agosto de 2009

História do País antes da chegada dos colonizadores

De acordo com alguns antropólogos, um pequeno grupo de caçadores e agricultores já habitava a ilha de Timor por volta de 12 mil anos a.C. Há documentos que comprovam a existência de um comércio esporádico entre o Timor e a China a partir do século VII, ainda que esse comércio se baseasse principalmente na venda de escravos, cera de abelha e sândalo, madeira nobre utilizada na fabricação de móveis de luxo e na perfumaria, que cobria praticamente toda a ilha. Por volta do século XIV, os habitantes de Timor pagavam tributo ao reino de java. Os nomes Timor provêm do nome dado pelos Malaios à Ilha onde está situado o país, Timur, que significa Leste.

O primeiro contato europeu com a ilha foi feito pelos portugueses quando estes lá chegaram em 1512 em busca do sândalo. Durante quatro séculos, os portugueses apenas utilizaram o território timorense para fins comerciais, explorando os recursos naturais da ilha Díli, a capital do Timor-Português, apenas nos anos 60 do século XX começou a dispor de luz elétrica, e na década seguinte, água, esgoto, escolas e hospitais. O resto do país, principalmente em zonas rurais, continuava atrasado.

Após a Revolução dos escr, o governo português decidiu abandonar a ilha em agosto de 1975 passando o poder à FRETILIN (Frente Revolucionária de Timor-Leste) que proclamou a republica em 28 de novembro do mesmo ano. Porém, a independência durou pouco tempo. O general Suharto governante da indonésia, mandou tropas do exército invadir a ilha. Em sete de dezembro, os militares indonésios desembarcavam em díli, ocupando brevemente toda a parte oriental de Timor, apesar do repúdio da Assembléia-Geral da ONU..

Nenhum comentário:

Postar um comentário