sexta-feira, 22 de maio de 2009

Cultura

A cultura de Timor-Leste reflete inúmeras influências, incluindo de Portugal, da tradição Católica Romana, e da Malásia, sobre as culturas indígenas austronésicas melanésias e de Timor. Lendas dizem que um gigantesco crocodilo foi transformado na ilha de Timor, ou Ilha do Crocodilo, como é frequentemente chamado. A cultura timorense é fortemente influenciada pelas lendas austronésicas, embora a influência católica também seja forte.

Essa ilha, longa e estreita, semelhante a um cro­codilo na forma, segundo uma das lendas de Maubere, está inserida no arqui­pélago indonésio, situada a menos de 500 quilómetros da Austrália. Encontra-se dividida em duas partes distintas: a metade ocidental, sob o domínio indonésio, mas onde ainda estão patentes as influên­cias da precedente colonização holandesa, e a zona oriental, hoje independente, com referências predominantemente portuguesas.

Nesta ilha, as tradições raramente permaneceram está­ticas, e novas ideias e técnicas, algumas provenientes de ilhas longínquas, foram ao longo dos séculos absorvidas e reinterpre­tadas, para dar resposta a novas situações sociais e económicas. Etnograficamente, os timorenses dividem-se em dois grandes grupos: o Atoni da Melanésia e o Tétum do Sul de Belu, que se pensa originário de Malaca. No caso específico de Timor-Leste, torna-se muito difícil identificar e territorializar os vários outros grupos étnicos. Ainda, nos dias de hoje, se encontra uma grande diversidade cultural e linguística, proveniente das antigas guerras internas e das consequentes integrações de subgrupos em outros grupos étnico-linguísticos.
Tal diversificação é transposta para os têxteis, em termos de cores, motivos e técnicas usados na tece­lagem. As diferentes línguas dificultam igualmente o estudo dos tecidos, devido à multiplicidade de termos aplicados a um mesmo utensílio ou técnica. É preciso entender que apesar de Timor-Leste se encontrar dividido em treze distritos, as diferentes lín­guas remontam a perto de quinze e distribuem-se de uma forma esparsa e errática por todo o território.


O SIGNIFICADO DOS TÊXTEIS

Os têxteis de Timor, tal como nas outras sociedades da Indonésia, têm um papel muito importante nos rituais das comunidades, e, ao serem criados por grupos de etnias diferentes, podem distinguir--se uns dos outros, quer em estilo e nas técnicas utilizadas, quer no seu significado cultural.
Tais feton muito elaborado executado em ikat em teia e buna, com motivos de pássaro (Timor-Leste)
Tais feton muito elaborado executado em ikat em teia e buna, com motivos de pássaro (Timor-Leste).

Nenhum comentário:

Postar um comentário